quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pesquisa de Moda


Qual a importância da pesquisa de moda?
A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de toda e qualquer atividade, quando pesquisamos estamos abrindo nossa mente para novas idéias que vão nos tornar capazes de criar com mais facilidade.
A algumas diferenças entre a pesquisa de tendência e de coleção.
Na pesquisa de tendência devamos analisar o modo e o momento da vida, cultura, regionalização, crenças, valores, etc.  No setor têxtil e diversos movimentos e comportamento de consumo. A pesquisa de coleção deve ser condizente com os desejos projetados pelo consumidor analisando se o foco esta direcionado aos valores da empresa, seguindo o perfil do seu mercado consumidor.
O valor da pesquisa cresceu muito. Mas é preciso salientar que esta etapa somente pode ser estratégica para o posicionamento e a possível lucratividade da empresa quando é realizada como metodologia e foco coerente com os valores do publico alvo.
Ser pesquisador hoje em dia tem seu valor, muitas empresas pagam verdadeiras fortunas por pesquisas, já existem vários escritórios especializados nesta área, já para micro e pequenas empresas o SENAI oferece serviços mais em conta e alem disso é a fonte mais confiável não só para a moda mas para todo tipo de seguimento.
É recomendável que as micro e pequenas empresas se unam e formem cooperativas para contratar um bom profissional, ou participar de palestras e aprofundar as pesquisas com a internet e outros meios de comunicação.
A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa, podemos visitar sites de marcas que influenciam a moda, acompanhar formadoras de opinião, desfiles, analisar campanhas de grifes famosas, entre outra opções similares. Também podemos pesquisar andando nas ruas analisando as vitrines o comportamento e a maneira da se vestir das pessoas, assistindo a programas de TV, visitando principais feiras do setor, entre outros.
Os melhores roteiros de viagem para um pesquisador ainda são; Nova York, Paris e Londres. Talvez seja porque estas cidades tem um pouco de tudo e oferecem maior amplitude para a pesquisa sem que seja necessário fazer grande deslocamento. Los Angeles e Tóquio também estão se tornando destinos cadáveis mais comuns.
Para que pode e deseja viajar para a Europa, o fashion Trip Paris é uma boa pedida, é uma viagem que une pesquisa e cultura inclui um curso técnico que ajuda no desenvolvimento de coleções. O curso divide-se em duas etapas, a fase preparatória que é o workshop Cultura de moda, em seguida partimos para vivência internacional. Hoje a informação da moda pura e simples esta na tela do computador, o diferencial é conciliar o que você vê nas ruas com aquilo que é próprio de cada empresa.
A globalização acelerou a troca de informações e derruba antigos preceitos de lugares ideais para pesquisas, o Japão se sobressai, seja pela originalidade de seus jovens, que aliam a tradição de sua própria cultura a uma releitura das tendências ocidentais.
Uma coleção precisa ser acima de tudo comercial, isso significa que o produto deve ter uma pegada, inovadora que gere mídia para a marca. Mas que também esteja inserido dentro de uma faixa de preço que permita que o mercado o absolva.
A pesquisa abre possibilidades de aplicação do conhecimento gerado, a pesquisa tem na localização da informação os mecanismos necessários para interagir com a realidade. Na realização de uma pesquisa deve-se considerar, também, a adequação das perspectivas de indagação e investigação com as características do tema proposto.
É fundamental saber para onde estou criando e para quem vou criar.
Quando uma coleção tem um público-alvo bem definido,90% da venda já está garantida. Um argumento desses demonstra a importância de se conhecer o consumidor para saber exatamente o que lhe oferecer.
É neste contexto que surge a pesquisa de moda. Ao mapear o perfil do cliente, existe uma série de itens que deve ser levada em conta: faixa etária, sexo, localização geográfica, psicografia, religião, classe social, características físicas, comportamento social, nível de renda, estilo de vida, valores e atitudes. “Estes itens são fundamentais porque a moda é reflexo do momento e do estilo de vida da sociedade de onde e para onde ela é criada.
Quando assistimos a desfiles de moda, por exemplo, é muito comum vermos em catálogos e releases os termos “inspiração” e “tema”. "Inspiração é o que vai orientar a coleção e toda a comunicação visual da marca, das etiquetas e embalagens ao material publicitário. Pode ser qualquer coisa, uma etnia ou um artista famoso. O tema, por sua vez, é o assunto que vai ser tratado no trabalho, é a história da coleção e é o que a gente vê por aí, nas estampas, por exemplo, e todo este processo requer muita pesquisa, “muita mesmo”.

Apesquisa deve ser feita com bastante concentração e constante vigilância. Essa deve ser uma atividade diária. É preciso estar atento a comportamento, cultura, arte, espetáculos, movimentos sociais e políticos e não só às roupas da moda.
As peças devem ser cuidadosamente coordenadas a partir de um pantone preestabelecido para que as partes superiores combinem com as inferiores, por exemplo. No Brasil as cores básicas são o preto (exceto em moda infantil), branco, bege e marinho (sobretudo para senhoras). Mas essas cores podem variar de acordo com a localização. Nos Estados Unidos, o vermelho e o vinho aparecem sempre. Na Índia, as cores são mais fortes e na Europa, o verde oliva é muito utilizadas.

A duas ferramentas muito úteis na hora de se reunir todas as informações encontradas: o hand plan e o painel iconográfico. O primeiro é "pegar todas as referências e organizá-las numa folha, levando em consideração influência, formas, tecidos, cores e aviamentos". Já o painel iconográfico é um trabalho de colagem feito com os itens do hand plan e que deve deixar claro o tema da coleção.  No momento da criação devemos ter sempre o painel por perto, como referência.
Referencias: Texto; pesquiso, logo crio. Negócios / por Roselaine Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário