quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Análise do filme, We all want to be young
Quais as mudanças que conseguimos notar nas últimas décadas e anos?
Hoje vivemos a era da informação, ou melhor, a era digital. Somos bombardeados de novidades o tempo todo, e falando em novidades, não tem como não ressaltar os jovens.
Nas últimas décadas os avanços tecnológicos, mudaram em muito a vida das pessoas, mais principalmente a dos jovens, que com as novidades mudaram seus hábitos.
 Eles vivem hoje em função de computares, internet, celulares e outras tecnologias, isso acabou acarretando um monte de mudanças em suas vidas, atingiu bastante em sua saúde, pois, eles viraram pessoas sedentárias muito mais cedo.
O fato de estarem sempre conectados os leva a ser mais bem informados de maneira geral, o lado ruim é que raramente tentam aprofundar-se nos assuntos e mudam de opinião com rapidez e frequências.

Em relação a saúde, com o passar dos anos os jovens adquirem em mãos muitas informações, sobre como evitar uma gravidez, se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. Mas com as tecnologias, muitos jovens passam muito tempo na frente do computador e como já dito acabaram virando sedentários, isso acarretou muitas doenças como: Trombose, Síndrome da Visão do Computador, entre outras.
O comportamento dos jovens também teve mudanças, nos últimos dez anos aumentaram o índice de violência entre os jovens e as pessoas de seu convívios, aumentou também a gravidade desses atos.
A sexualidade aparece cada vez mais cedo, namoram mais cedo.
Outra grande mudança se deu também ao ligamento dos jovens com as redes sociais, antigamente eles tinham uma  única visão do mundo, hoje, eles tem mais contatos com diferentes pessoas tendo assim amigos de outras orientações sexuais e sendo assim menos preconceituosos.
O jovem despertou para os problemas sociais da nação, e ainda com essas desigualdades eles sonham com uma nação melhor, com todas suas diferenças.
Os jovens atualmente são muito inquietos e diante da tecnologia, de todas as informações passadas eles querem tudo para ontem” Tana Luiz Maria. No entanto, eles estão chegando cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.
"O que preocupa nesta geração é que eles são concretos em relação a dinheiro e trabalho, mas muito básicos em seus sonhos e impessoais e virtuais nos prazeres que deveriam ser reais".(Felipe Mendes)

A busca incessante pela juventude, esta cada vez mais em alta, quais as mudanças nos fazem ter essa percepção?
As pessoas estão envelhecendo cada vez mais tarde, antigamente as mulheres de 35 anos já eram consideradas senhoras pela aparência envelhecida e judiadas pela vida sofrida e falta de cuidados com sua saúde em todos os aspectos.
A sociedade de consumo criou padrões e legitimou o desejo pela beleza e juventude, e a ciência ajudou o homem a alcançar esses padrões. Hoje em dia as pessoas procuram manterem-se jovens, através de exercícios físicos, cuidados com a pele e plásticas.
Mas com tudo isso a sociedade, não está perceptível, que a indústria da estética está colocando padrões, e nós a sociedade estamos aceitando, e em busca de juventude as pessoas estão se submetendo á métodos que prejudicam a saúde, e a vida das pessoas porque estamos nos tornando cada vez mais infelizes.
A busca pela juventude vem de encontro com a vaidade, desejo, medo de envelhecer, inveja, e querer fazer parte de um grupo de pessoas lindas e saudáveis.


O que mudou na juventude dos anos 80 e 90 para a contemporânea?
O jovem de hoje pensa diferente, age de maneira própria e vê o mundo com outros olhos. É um novo cenário para se criar também novos modelos de negócios, gestão e relacionamento.
Os jovens nascidos nos anos 80 e 90, contemporâneos da revolução digital e conhecidos como geração Y, são inquietos e querem crescer rápido na carreira.
Para os jovens que não tem uma base familiar solida a sexualidade começa dos 12, 13 anos, não sabendo respeitar seu corpo, e por serem crianças, não tem medo de nada e só depois que deixam de brincar para cuidar de outra criança é que vão enxergar seu erro.
A evolução tecnológica que invade a vida dos jovens muitas vezes os prendendo em seu próprio mundo, limitados a viver a vida de verdade, brincando se relacionando, ir para parques, praças, praia, jogar futebol, caminhar respirar ar puro, jogarem vôlei etc. Os jovens perdem um pouco do respeito pelo mais velho por seus pais por seus amigos, pelo outro em geral. 
Por outro lado tem o mundo nas mãos,os com boa formação familiar aproveita esta oportunidade, tornando-se ótimos profissionais, atualizando-se gradativamente, se preocupam com o mercado de trabalho altamente competitivo e buscam cada vez mais a formação superior e o ingresso na carreira pública como passaporte para a estabilidade profissional. Eles são especialistas em lidar com tecnologia, usam mídias sociais com facilidade, sabem trabalhar em rede e estão sempre conectados.
Eles tem perfis destinto que são;

Engajados
Aceitam as condições do mercado de trabalho sem questionamentos e centralizam a vida na carreira profissional
Preocupados
Também dão excessiva importância à carreira, mas têm ambições mais modestas.
Céticos
São críticos do mercado privado, por considerarem que há uma competição exagerada e nociva, e preferem as carreiras públicas ou acadêmicas.
Desapegados
Dão menos importância ao trabalho do que às atividades ligadas à família e ao lazer, e visam as empresas públicas.
terra Pesquisa traça perfil dos jovens da geração Y
Eles estão acostumados a trabalharem em conjunto. Quando se tornarem líderes, vão priorizar a flexibilidade de horários e as novas formas de trabalhar. Um exemplo de empresa jovem é a Google, onde as pessoas não têm que bater ponto e está sendo muito bem sucedida, com um modelo de gestão diferente. Os mais velhos vieram de uma época em que as relações se davam no nível pessoal e não no virtual. A geração Y está habituada a se comunicar, a se integrar e a colaborar virtualmente. conclui Lúcia Oliveira.

Quais os ideais de beleza do antes e do atual?
A beleza sempre foi uma preocupação não só das mulheres mas até mesmo dos homens pois se elas tudo fazem para obtê-la e mantê-la, eles não se cansam de admirá-la. As mulheres sempre se preocuparam em realçar seus encantos, e aquilo que antigamente só era possível a um diminuto número de pessoas, tornou-se com o correr dos tempos, acessivel a todas, e somente as que continuam indiferentes ao problema, não tem ao seu alcance os métodos e os conselhos, com que os mais famosos peritos do mundo se esforçam para torná-las mais belas.

Antes os cabelos começaram com muito volume, após os lisos, ser loiros era da hora, hoje cada um tem o cabelo que quer lisa, crespo, encaracola, raspado de um lado só, preto, loiro, verde amarelo roxo, punk, etc. O corpo era com quadril largo cintura fina, após veio a magreza extrema, quem não era magro era feio, hoje os corpos são sarados ou magros, quem sabe um peito, uma bunda, uma panturrilha de silicone, as pessoas tem mais atitude e menos preconceito com sigo mesmo, aceitando uma gordurinha aqui outra ali, o importante é ser feliz.
 Mas todos buscam por uma vida mais saudável, através de exercícios e alimentação saudável, a boa forma é conseqüência disso. Em relação ao modo de se vestir os dois se confundem, pois anos curtiam e curtem se vestir de acordo com sua tribo, ou o que esta a fim de vestir mesmo. Nos tempos antigos as fórmulas dos produtos eram frutos de observações caseiras e circulavam entre um restrito número de pessoas, pois a bem dizer a preocupação de beleza cuidada, não passava das damas da sociedade.
Foi depois da outra guerra, que as fábricas e produtos químicos, ou farmacêuticos, começaram a lançar no mercado cremes produtos similares que permitiam à mulher, por processos rápidos e acessíveis, preservar a pela ou usar pinturas que lhe realçassem os encantos.

Muitos falam, admirados, da beleza das damas do outro século, e estranham que sem terem usado a escala de variados produtos hoje existentes, tivessem conservado tão fina epiderme!
Essas pessoas esquecem-se de como era diferente para uma mulher a vida no século passado.
Nenhuma das nossas avós soube jamais, em sua vida, o que era passar um dia ao sol, correr a 120 à hora com o rosto exposto ao vento, dansar até às quatro da manhã e tantas outras coisas que existem na vida moderna.
O que todos têm em comum, a busca incitante pelo novo, por fazer parte de uma tribo, lutando por o que acreditam ser o certo mesmo algumas vezes não sendo, a rebeldia na adolescência pela mudança no corpo os hormônios e sentimentos, a perspectiva por um futuro seguro e melhor.”




Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_da_Informa%C3%A7%C3%A3o
http://www.ime.usp.br/~is/infousp/imre/imre.htm
http://veja.abril.com.br/180209/p_084.shtml
http://tempos--modernos.blogspot.com.br/
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/jovens-estao-tao-violentos-adolescentes-adolescencia-594427.shtml
http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/o-comportamento-dos-jovens.htm
http://www.revistadada.com/index.php?option=com_content&view=article&id=64:evolucao-da-estetica&catid=50:beleza&Itemid=87






Nenhum comentário:

Postar um comentário